13.1.11

Metamorfoses

Metamorfose de Narciso é um quadro do pintor espanhol Salvador Dalí.

Na vida, as coisas parecem sempre metamorfosear-se.

Mudar de forma profunda.

Madeira, sob efeito do fogo, sofre metamorfose pra virar cinza.

Água, pra formar nuvem.

Lagarta, pra ser borboleta.


Ser humano também, com apenas uma palavra, se transforma; se reinventa.

Não é preciso mais que uma palavra para nos metamorfosear.

Para, de uma aparente estabilidade, fazer-nos brotar um sorriso.

De um sorriso, uma lágrima. 

E vice-versa.

O que éramos há um segundo, já não somos mais.

Há quem acredite que, na vida, morremos uma vez só. 

Não concordo.

Quem morre somente uma vez é o nosso corpo.

Por outro lado, quando nos transformamos é como se morrêssemos e nascêssemos de novo.

Renascemos.

E, ao renascer, estamos aptos, novamente, a planejar vôos proibidos por meio de nossas novas escolhas.

 
E, se um dia achares que não podes mais metamorfosear-se nessa vida,

Lembra-te da sua infância e pergunta-te, honestamente, o que aconteceu com aquela criança que se deslumbrava com o banal e sorria aos outros com olhos encantados?


Metamorfoseou-se? 

Em que? 

Por quem? 

Mas, por quê?...

_______________
Um forte abraço em todos vocês, leitores, sempre participativos e questionadores!
Se você gostou desse texto deixe seu comentário. Se não gostou, deixe também, rs. Até o próximo texto! :D

15 comentários:

  1. pura verdade, só é preciso um certo cuidado nessas metamorfoses, já que nem toda mudança é benéfica, temos que tentar sempre melhorar, e fazer o bem, o posto ficou realmente ótimo, assim como tudo que você já escreveu, um abraço!

    ResponderExcluir
  2. belo texto. Concordo, acredito que sempre estavmos em metamorfose. É talvez uma essencia da vida...

    ResponderExcluir
  3. Seguindo a linha do 'davi', toda mudança, acreidot que, é benéfica SIM, a questão é como assimilamos, se vivemos em constantes mudanças (metamorfoses) com elas aprendemos, seja com dor seja com alegria, mas tudo é aprendizado, o 'problema' é como assimilamos e o que fazemos a partir disso...muito bom o texto!!

    ResponderExcluir
  4. Muito reflexivo esse texto...nos faz pensar em muitas coisas...metamorfoses fz parte da vida e estão presentes em tds os aspectos dela...só devemos refletir se essas transformações estão sendo benéficas ou maléficas para nós, para os outros, enfim...e nos metamorfosear novamente!
    Parabéns pelo blog viu! Adorei!!!Marina

    ResponderExcluir
  5. adorei o texto principalmente na parte q fala sobre morrer apenas uma vez... nosso corpo morre apenas uma vez... "quando nos transformamos é como se morrêssemos e nascêssemos de novo" muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  6. bem legal o texto.... concordo com o texto na vida estamos sempre passando por mudanças e temos que sempre buscar mudanças para sairmos da mesmice e aprender coisas novas!!
    bem legal o blog veio
    flw!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ricke, td bem?
    Nossa que legal! Eu sabia que vc escrevia, mas nunca tinha lido nada seu, muito bom.
    O tema: melhor ainda!
    A cada etapa em nossa vida, passamos por transformações...e reflexões a respeito são importantes.

    A hora que tiver um tempinho, passa lá no meu blog...e se gostar ou não...comenta tb, rsrsrs

    Letícia

    ResponderExcluir
  8. Gostei mto do texto..até pq segundos atrás percebi uma grande mudança (metamorfose) que se aproxima..
    A mudança é evolução...qdo mudamos só estamos cumprindo aquilo para que fomos criados..
    Beijooos, querido!!

    ResponderExcluir
  9. Talvez, uma das coisas que mais me instiga é em alguns momentos ficar pensando na confusa sequência ordenada dos “acontecimentos”..., Algumas dessas vezes insistimos infundamentalmente em ficar classificando-os em mais ou menos importantes em função do nosso atual estado de espírito que se soma a contaminante névoa de preceitos que estamos expostos. Mas é somente depois de um tempo, de forma muito mais natural, do que a que imaginamos..., saborearemos as “conclusões e experiências” que outrora vivemos..., podendo ter a doçura do mel ou então o amargor de um fel... Para os menos preparados...
    Transformações são inevitáveis e fundamentais para o processo de crescimento do ser humano..., uma dada situação quando pungir fortemente dentro de nós terá a incrível capacidade de fazer com que as emoções da vida sejam afloradas..., Ao passo que estas sensações poderão despertar-nos em alegria, com uma força que acrescenta em nós a “esperança e confiança” contribuindo no processo individual de “elevação” em busca da felicidade. Mas, algumas vezes músicas tristes podem ser sussurradas em nossos ouvidos, conduzindo-nos ao sono, ao processo inverso..., a ingrata e fria “inferiorização” que subtrai “vagarosamente” o brilho e a esperança dos olhos.
    A evolução e o aprendizado estão entrelaçados com as Mudanças, as Transformações, ou então as chamadas Metamorfoses que sofremos, não acredito que possuem momento adequado e/ou programado para acontecerem; Elas estão em constante atividade, ora mais voraz ou de forma mais sutil, mas sempre presente..., É o processo involuntário que coordena e vitaliza os acontecimentos em nossa caminhada, dia após dia.., è com ela que iremos ter contato, experimentar e testar a nossa capacidade de “superação”, de “autocontrole”, de “resiliência”, de “amar”, de ter “carisma”, de acreditar em nossa “intuição criativa”..., de ser “seres humanos”...
    Algumas vezes, sensações despertam-me a saudade; Outras o desejo ardente em busca de um falso esquecimento. Embora ainda podendo julgar como boa ou ruim, neste momento..., isto não me importa, aquilo faz parte de um todo, que ao final das “somas e subtrações” somos o que “somos atualmente”...,
    Os acontecimentos nunca se desprenderão de uma linha de tempo, que sem piedade se distância do hoje, correndo em sentido único e agregando o “tudo” a si, mesmo que não percebemos..., Acredito que o meu maior desafio é conseguir identificar o aprendizado que esta por detrás do “tudo”, como se fosse uma mensagem oculta, que pretendo revelar em sua faceta mais bela; Isto certamente é um grande ou talvez o “maior desafio”, ...é um exercício a ser executado não somente hoje, mas durante a vida inteira...,
    Precisos mais do que nunca treinar nossa capacidade de sermos “gestores de nossas próprias emoções”..., De nada adianta classificar os acontecimentos como bom ou ruim, o que precisamos verdadeiramente é vê-los como fonte de aprendizado, afinal foram fundamental para aquilo que somos... Desde que “apreciados da forma certa”... é claro rs

    ResponderExcluir
  10. Muito bom Jeni *-*
    Nossa, já morri tanto que até perdi a conta sempre que me dou conta, estou morrendo de novo :P
    Pura verdade, estamos em constante mudança, e isso é algo necessário. O que se deve fazer é saber "adiministrar" essas mudança pra tirar o maior proveita delas.
    Abração Jeni o/

    ResponderExcluir
  11. Sabrina *Kurimba*14 janeiro, 2011

    Jeni... perfeito o texto! Você arrazando como sempre! Vou sentir saudades... Grande beijoss!

    ResponderExcluir
  12. REDATOR DO BLOG LAGARTAS GORDAS16 janeiro, 2011

    Olá Davi, Paula, Caracas, Marina, Faraoni, Augusto, Letícia, Luanna, Leandro, Jadson e Kurimba!

    Agradeço muito os comentários de vocês.

    Achei muito interessante que o texto tenha provocado diferentes interpretações, a partir da forma como cada um de vocês enxergou o seu conteúdo.

    Continuem acompanhando e comentando aqui no blog ;D

    Até a próxima!
    Richardson
    Redator do Blog Lagartas Gordas

    ResponderExcluir
  13. Claudia Wesselka16 janeiro, 2011

    Olá, Jeni.
    Gostei do seu texto. Está de parabéns.
    Concordo com você a necessidade de "metamorfosearmos". Acredito que para crescermos e desenvolvermos, temos que evoluir nos valores intelectuais, na vida social, na carreira profissional e até no ambiente familiar. É nas constantes transformações que reciclamos o velho e fagocitamos o novo, digerindo cada novidade com senso crítico mas sempre adeptos a inovações.
    Parabéns, Jenipapo! Sucesso para você.

    ResponderExcluir
  14. Já salvei sua página aqui no meu note.
    Estou acompanhando seus textos. Parabéns! ^^

    Muito sucesso pra vc, viu! Td de bom mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Oi, gostei muito do seu texto e concordo com o que foi dito. Passamos por diversas mudanças ao longo de nossas vidas.
    Parabéns pela bela escrita!

    ResponderExcluir

Olá leitor(a)!
Deixe um comentário aqui.
Obrigado.